Comunidade
Tendência

Casos de dengue em Camboriú aumentam 147%

Camboriú já contabiliza 34 novos casos de dengue em 2021

Os últimos meses foram marcados por períodos de chuvas fortes, em intervalos curtos de tempo, o que fez com que reacendesse o alerta da importância de cuidados necessários no combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, da Chikungunya, ZiKa e Febre Amarela. De acordo com Pedro Augusto de Mendonça, coordenador de Endemias de Camboriú, devido a isso o Departamento de Vigilância Epidemiológico do município intensificou diversas ações que visam orientar e conscientizar a comunidade sobre o assunto. Nesta semana estão sendo realizados bloqueios pontuais nos bairros Santa Regina, Monte Alegre e Lídia Duarte.

“Mesmo diante do cenário da pandemia do Covid-19, nossas equipes sempre mantiveram o foco, realizando ações pontuais de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o município, como por exemplo, realização constante de mutirões de limpeza, tanto que concluímos 2020 com o total de 23 casos positivos de dengue. A pandemia alterou a realidade financeira de muitas famílias, que iniciaram com atividades autônomas ligadas diretamente a reciclagem, o que fez com que intensificássemos ainda mais as ações e monitoramento desses pontos. No entanto, mesmo com todo trabalho realizado pelas equipes de endemias, até o momento Camboriú já contabiliza 34 novos casos de dengue, ou seja, precisamos que a comunidade continue fazendo sua parte e nos ajudando também nessa luta”, ressalta o coordenador de Endemias.

O Programa de Combate a Dengue realiza diversas ações, como: mapeamento e monitoramento de possíveis locais que possam apresentar risco de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti; realização mutirões de limpeza em cemitérios e terrenos baldios e de orientações a comunidade; realização de bloqueio de transmissões e aplicação de fumacê em áreas de identificação de focos, entre outros.

A comunidade pode contribuir, identificando problemas, denunciando possíveis pontos de armazenamento de água que possam servir de criadouro do mosquito, por exemplo, pelo Whatsapp (47) 3365-9412.

 

Dicas de prevenção contra a Dengue:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

 – Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

 – Mantenha lixeiras bem tampadas;

 – Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

 – Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

 – Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

 – Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x