EsporteNotícias
Tendência

Santa Catarina está azul e branca: Avaí empata com a Chapecoense na Arena Condá e é campeão do Campeonato Catarinense 2021

Leão da Ilha chega a 18 títulos estaduais e se iguala ao Figueirense

O Avaí, após ter vencido na partida de ida por 2 a 1 na Ressacada, tinha a missão de segurar a Chapecoense na Arena Condá na partida de volta, e fez exatamente isso. Empatou em 1 a 1 nessa última quarta-feira em Chapecó e se sagrou campeão do Campeonato Catarinense 2021. O gol do Leão foi marcado por Giovanni e o do Verdão foi de Perotti.

Escalações

O Avaí veio a campo com: Glédson; Edílson; Alemão; Betão, Diego Renan; Bruno Silva, Lourenço e Giovanni; Valdívia, Getúlio, Júnior Dutra; Técnico: Claudinei Oliveira

A Chape veio com: Keiller; Matheus Ribeiro, Laércio, Derlan, Busanello; Léo Gomes, Anderson Leite, Mike, Fabinho; Anselmo Ramon, Perotti; Técnico: Mozart

Primeiro tempo

O jogo começou com a Chape trocando passes no campo defensivo e tentando propor o jogo, mas a primeira chance da partida veio com o zagueiro Alemão do Avaí. Em bola cruzada na área, ele sobe mais alto, porém o cabeceio vai para fora.

O Leão da Ilha usava uma marcação alta e dificultava muito a saída de bola da Chapecoense. Perotti e Anselmo Ramon, atacantes do Verdão, tinham que buscar a bola na zaga para tentar algo diferente. Faltava criatividade no meio.

Aos 23, Matheus Ribeiro tabelou pelo setor direito, soltou a pancada, mas o goleiro do Avaí fez boa defesa.A resposta da equipe da capital veio cinco minutos depois com Diego Renan. O lateral recebeu pela esquerda, cortou pra intermediária e finalizou. Mas a bola passou ao lado da meta da Chape.

O Verdão do Oeste começou a querer mais no final do primeiro tempo. Matheus Ribeiro recebeu pela direita, cruzou e Fabinho apareceu para finalizar. Mas a bola foi por cima da meta do Avaí.

Aos 42, Fabinho, de novo ele, recebeu pelo lado esquerdo e bateu rasteiro. O goleiro Glédson, do Avaí, fez mais uma boa defesa e garantiu no primeiro tempo a sobrevivência avaiana.

Segundo tempo

A segunda etapa começou bem lenta, e o cenário se repetiu: a Chape trocava passes na defesa sem muita criatividade, o que facilitava a marcação do Avaí.

Aos 25, o banho de água fria. Gol do Leão. Renato recebeu pela direita em velocidade, avançou e tocou para meio da área onde estava Giovanni. O atacante chegou batendo forte e balançou a rede. 1 a 0 Avaí. A situação da Chape era desesperadora, precisava agora virar o jogo com menos da metade do segundo tempo pela frente.

O Verdão tentava criar alguma coisa, mas esbarrava na falta de qualidade e na boa defesa avaiana. Dependia dos seus atacantes para sair alguma coisa diferente.

Já nos acréscimos,aos 50 minutos, gol da Chape. Em cobrança de escanteio, Perotti, sempre ele, artilheiro do Catarinense com 15 gols, foi no alto e mandou pro fundo das redes do Avaí.

Placar final: Chapecoense 1 x 1 Avaí. Leão da Ilha campeão catarinense de futebol!

 

Resumão

Faltou caprichar no último passe para a Chape reverter o resultado ruím da partida de ida. Precisava de apenas um gol e foi conseguir apenas quando não adiantava mais. As laterais até funcionaram bem com o Matheus Ribeiro sendo o mais acionado, mas não foi suficiente. O ataque era o que tentava o diferente. Anselmo Ramon e Perotti tem qualidade e muito por conta dos dois que a Chape chegou longe nesse campeonato. Fabinho também foi bem, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Glédson do Avaí.

Para o Avaí, festa. O título de 2021 foi o primeiro do Leão conquistado fora de Florianópolis, considerando apenas o estadual.

Após terminar na terceira posição na primeira fase com 21 pontos em 11 jogos, o Avaí eliminou o Próspera, nas quartas de final, e o Brusque, na semifinal, para chegar à grande decisão. O 18º título garantiu o Leão da Ilha no topo do ranking de conquistas no estadual, empatando com o maior rival Figueirense, que é alcançado às vésperas de seu centenário. Que fase!

O Leão da Ilha também chegou ao 15º jogo sem perder na temporada. A última derrota foi em 21 de março, um 2 a 0 para o Brusque na primeira fase do estadual. Na temporada, ainda são 13 jogos sem sofrer gols (o time disputou 19 partidas). A defesa teve somente oito gols tomados no Catarinense 2021. Méritos ao esquema defensivo montado por Claudinei Oliveira e da boa dupla de zaga que é Betão e Alemão (até rimou!). Destaque também para a experiência de Edílson na lateral e de Bruno Silva na volância.

Parabéns Avaí!

 

E agora?

O Avaí volta a jogar no sábado, às 18h15, enfrenta o Coritiba,será sua estreia na Série B do Brasileiro. O jogo da primeira rodada está marcado para o Couto Pereira, mas Curitiba está com restrições para o futebol em razão da Covid-19 e pode ser transferido para outra cidade.

Já a Chapecoense tem compromisso no domingo, às 18h15, contra o Red Bull Bragantino, na Arena Condá, pela estreia no Brasileirão Série A. Pedreira!

 

Texto: Anthony Marcel – Acadêmio de Jornalismo

E-mail: anthonymarcel2@hotmail.com

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x