EsporteNotícias
Tendência

O Início de competições nacionais para alguns catarinenses

Neste final de semana tivemos o começo da Série A, B e C do Campeonato Brasileiro de futebol.

Os campeonatos nacionais começaram para alguns representantes de Santa Catarina neste último final de semana.

Pela Terceira Divisão Nacional, no Grupo B, o Figueirense foi derrotado para o Novorizontino no Jorge Ismael de Biasi por 1 a 0 e começou com o pé esquerdo a competição. A equipe de Novorizonte foi superior os 90 minutos e desperdiçou diversas oportunidades durante o duelo. O gol foi marcado pelo lateral Felipe Rodrigues em cobrança de escanteio. “No último jogo que antecedeu esse, também tomamos dois gols de bola parada. Temos que corrigir esse problema urgentemente. Estamos tentando, mas está difícil de achar alguém que tenha uma boa bola aérea”, explicou o técnico Jorginho em coletivas pós jogo.

O Novorizontino somou os primeiros três pontos, enquanto o Figueirense está zerado na oitava colocação do Grupo B.Oalvinegro, às 16h desse próximo sábado, recebe o Oeste, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis pela segunda rodada.

Também pela Série C, o Criciúma recebeu o Ituano no HeribertoHülse e saiu vitorioso pelo placar mínimo. O gol foi marcado por Dudu Figueiredo aos 26 minutos da primeira etapa. Ótima estreia dos comandados de Paulo Baier. O jogo foi marcado pela cautela de ambas as equipes, principalmente nos primeiros 45 minutos. Porém,no segundo tempo, tanto Criciúma, quantoItuano, se soltaram um pouco mais e criaram oportunidades. O diferente foi o golaço de Dudu, que deu tranquilidade na reta final ao Tigre, na qual foi capaz de segurar o resultado até o final.

O Criciúma foi aos 3 pontos e está em segundo lugar no Grupo B. No domingo, às 18h, o Tigre enfrenta o São José no Rio Grande do Sul.

Pela Série B do Brasileiro, dois representantes catarinenses entraram em campo nesse final de semana. O Brusque recebeu a Ponte Preta no Augusto Bauer e saiu com a vitória por 2 a 1 em sua estreia na competição. O jogo ficou marcado pelo retorno do atacante Edu, que estava se recuperando há nove meses de uma lesão no joelho. O camisa 9, conhecido por “Imperador do Vale”, fez os dois gols da partida. Um de pênalti e o outro de cabeça em um cruzamento vindo da esquerda. Que retorno!

“Foi um resultado muito importante mesmo. Mas, além do resultado, o desempenho também da nossa equipe. Fomos bem, conseguimos manter o que a gente trabalha na semana. Estou bem feliz. Quero deixar bem claro que o mérito é total dos atletas. A gente tem que estar pontuando. Temos agora jogos fora, e uma vitória aqui nos dá uma certa tranquilidade. Temos que pensar no próximo desafio”, falou o técnico JersonTestoni em entrevista ao GE.

Após a vitória, o Brusque já mira o próximo compromisso. No dia 5 de junho, às 11h, vai enfrentar o Londrina no Estádio do Café, pela segunda rodada da Série B.

Também pela Segunda Divisão Nacional, na noite de sábado, o Avaí entrou em campo e foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0, em partida realizada no Couto Pereira. Waguinho e Val marcaram os gols do Coxa. O Coritiba se recuperou após a eliminação precoce no Paranaense e carimbou a faixa de campeão do Avaí, que não perdia há 15 jogos.

Os dois gols foram à distância. O primeiro ainda contou com um desvio para complicar a vida do veterano goleiro Wilson, já o segundo teveuma precisão enorme de Val, que acertou o cantinho do goleiro. O Avaí também apostou nos chutes de longe, mas sem a mesma eficiência do Coxa.

Com a derrota, o Leão da Ilha fica na última posição, empatado com o Vasco. O próximo jogo pela Série B será contra o Vila Nova, às 20h30 de domingo, na Ressacada. Antes, o Avaí joga pela Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, às 19h de quinta, também na Ressacada, pelo jogo de ida da terceira fase da competição.

Agora pela Série A do Brasileiro, a elite do nosso futebol, a Chapecoense não viu a cor da bola contra o Red Bull Bragantino nesse último domingo. A equipe de Bragança Paulista, derrotou o Verdão por 3 a 0 sem sustos.

Todos os gols do Massa Bruta foram com muita facilidade. Troca de passes tranquilas ou então o carregando a bola livre até o setor defensivo da Chape. Claudinho ainda poderia ter feito estrago maior se não fosse uma bola no travessão que ele acertou com muito capricho. E aos 40 minutos, ele também teve um gol anulado pelo VAR. Mas não fez falta.

Com esse resultado, o Bragantino inicia o Brasileirão 2021 com três pontos e ocupa a primeira colocação na tabela, empatado com o Bahia em todos os critérios. Já a Chapecoense se junta ao grupo de quem ainda não pontuou e está parte debaixo da classificação.

A Chape volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, às 18h15, para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque. O Bragantino joga no sábado, às 21h, contra o Bahia, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Considerações finais

Início de altos e baixos dos Catarinenses. Minha preocupação maior está com a Chapecoense. É um campeonato longo e não vejo o Verdão do Oeste com qualidade suficiente para se manter na elite. Já perdeu um jogo em seus domínios, o que faz muita falta lá na frente. Nem se compara ao Catarinense, na qual já teve um gostinho ruím na final contra o Avaí.

Criciúma começou bem com Paulo Baier e mostrou ser uma equipe mais sólida, já o Figueira ainda apresenta problemas de criação e aguarda reforços para se sustentar na Série C.

Brusque começou muito bem a Série B. Mostrou superioridade e eficiência em casa diante da Ponte Preta. O mando de campo vai ter que valer muito. Acredito no Brusque se mantendo na segunda divisão após o que vi nesse final de semana.

O Avaí já tem que ligar o alerta. Acabou o estadual. O nível agora é bem mais acima. Uma das equipes mais ricas do estado, em termos de elenco, não pode ser dominada do jeito que foi diante do Coritiba, que não é lá essas coisas. Não conseguiu ter forças para se recuperar no jogo, o que é preocupante. Agora na segunda rodada tem o Vila Nova e precisa mostrar reação em casa. A equipe goiana empatou em casa com o Botafogo na estreia.

Texto: Anthony Marcel

E-mail: anthonymarcel2@hotmail.com

 

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x