EsporteNotícias
Tendência

Era previsível: Ministério da Saúde confirma aumento no número de casos de Covid-19 entre participantes da Copa América

Entre funcionários e jogadores que estão envolvidos na Copa América, o número de casos de Covid-19 já passou de 50 em dois dias de competição. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde em nota enviada nesta última terça-feira. Houve um aumento de 26,8% no número de infectados de segunda para terça-feira.

O Ministério também afirmou que foram feitos mais de três mil testes de Covid, e a taxa de positivados foi de 1,7%. Até o momento, a quantidade de pessoas testadas não foi divulgada, já que o teste pode ser feito na mesma pessoa mais de uma vez durante esse período.Então, há a chance da taxa de positivados ser maior do que a divulgada.

Venezuela, Peru, Colômbia e Bolívia já confirmaram cortes em suas delegações por conta da doença. A seleção venezuelana foi a mais atingida, tanto que a Conmebol teve que mudar o regulamento da Copa América e permitir a inscrição de novos atletas nas equipes com jogadores infectados.

Em entrevista coletiva realizada na segunda-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tentou minimizar a situação: “Faz parte, se não tivéssemos possibilidade de casos positivos, não teríamos protocolos rigorosos. O primeiro critério é a segurança sanitária. Se não tiver segurança sanitária, o atleta não entra em campo.”

Conforme eu havia escrito aqui no Portal Fala Litoral anteriormente, a realização da Copa América aqui no Brasil, ou em qualquer país da América do Sul, não era necessária nesse momento. E o principal motivo era justamente esse: a chance do aumento de casos de Covid-19. Os jogadores, comissões técnicas e funcionários presentes na competição, estão precisando passar por preocupações desnecessárias, que poderiam ter sido evitadas com um simples “não queremos essa competição agora”.

Apesar de eu não ter uma opinião totalmente estabelecida, o futebol de clubesconsigo aceitar mais que precisa continuar por conta de o mercado futebolístico não ir pro buraco de vez. Agora, a Copa América poderia esperar. Sem falar que agora todo ano parece que tem essa competição. Cansou viu.E também não esqueci da aberração que é as Eliminatóriaspara a Copa do Mundo da América do Sul, com jogos de ida e volta e com pontos corridos na situação em que estamos.

E o povo, pelo jeito, também não está muito interessado na Copa América. Nem a Seleção Brasileira escapou. A vitória do Brasil sobre a Venezuela por 3 a 0 nacompetição, registrou a pior audiência para uma estreia do Brasil no torneio. O SBT, dono dos direitos televisivos da competição, registrou média de 14 pontos em São Paulo; no Rio de Janeiro, a média foi de 12 pontos, de acordo com uma matéria publicada pelo Estadão.

Estamos em um “mato sem cachorro”, onde políticos e cartolas reinam na fórmula do pão e circo para satisfazerem seus egos e seus apoiadores.

 

Texto: Anthony Marcel

E-mail: anthonymarcel2@hotmail.com

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x