Uncategorized
Tendência

Massa de ar polar perde força, mas frio continua em SC

Veja a previsão para os próximos dias

Depois de trazer frio intenso, temperaturas negativas que bateram os -8,6ºC – a mais baixa do ano até agora no Brasil – e neve para mais de 20 municípios catarinenses, a massa de ar polar vai se distanciando e a sexta-feira, 30, será marcada pela elevação gradativa das temperaturas durante a tarde. Isso não quer dizer que o frio foi embora. A previsão aponta para um amanhecer de sexta-feira com geada ampla em Santa Catarina e as temperaturas negativas deverão se repetir.

“A atuação de uma massa de ar mais seco inibe a formação de nebulosidade e favorece o predomínio do sol”, explica o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins. A condição que afasta a chance de neve, no entanto, manterá as temperaturas baixas.

Segundo a Epagri/Ciram, os valores de temperatura mínima para o período deverão variar de 0 a 5°C em boa parte de Santa Catarina, com as menores marcas entre -1 e -5°C. Nas partes mais altas da Serra e Planalto Sul, os menores valores podem variar entre -5 e -10ºC.

A previsão indica ainda que a sexta-feira terá sol com poucas nuvens na maioria das regiões, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio-Oeste e do Litoral Sul. A temperatura estará em elevação gradativa no decorrer do dia e baixa acentuadamente no final da tarde e início da noite, com formação de geada novamente no estado.

PREVISÃO PARA SÁBADO (31/07)

A partir de sábado (31), a massa de ar frio começa a se deslocar em direção ao oceano. Apesar disso, a manhã ainda é de temperaturas baixas e sensação de frio em Santa Catarina, com mínimas entre -4°C e 0°C entre os planaltos e Meio Oeste e entre 2°C e 7°C nas demais regiões. A tarde as temperaturas ficam amenas no oeste e litoral, entre 16°C e 18°C, e entre 10°C e 15°C nas demais áreas do estado. O vento passa a soprar do quadrante sudeste/leste com fraca intensidade, o que favorece predomínio de sol entre nuvens. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (01) e segunda-feira (02) as temperaturas ao amanhecer já não são tão baixas como nos últimos dias, mas ainda ficam próximo de 0°C no Planalto Sul e próximo ou abaixo de 10°C nas demais áreas. A partir da tarde de domingo, áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de chuva fraca entre o oeste e litoral.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/07)

Vento soprando do quadrante sul/sudoeste com fraca a moderada intensidade. Rajadas pontuais entre 50 e 60km/h no Planalto Sul e Meio Oeste.

O mar fica agitado, com risco de ressaca, e ondas de quadrante sul/sudoeste e altura da onda de até 3,5 m, com picos de 4 m no Litoral Sul e Grd. Fpolis. e de 2 m a 3,0 m de altura no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

Foto Climatempo

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x