Uncategorized
Tendência

Estudante de Itajaí conquista prêmio inédito para o Brasil

Ele venceu o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo ao desenvolver um mecanismo de retenção de microplásticos em estações de tratamento de água


O aluno do Colégio São José Gabriel Fernandes Mello Ferreira, 17 anos, foi o grande vencedor na votação popular do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP). O resultado foi anunciado na manhã de hoje (24) durante a live festiva de premiação que fez parte da Semana Mundial da Água de Estocolmo.
Gabriel, que representou o Brasil na premiação, concorreu com outros 32 estudantes do mundo todo e seu projeto recebeu mais de 26 mil votos e garantiu ao Brasil pela primeira vez na história o Prêmio SJWP. O estudante do Colégio São José, orientado pela professora Fernanda Poleza, desenvolveu um mecanismo de retenção de microplásticos em estações de tratamento de água (ETAs).
Segundo dados da Stockholm Junior Water Prize – SJWP), a contaminação por microplásticos está crescendo no meio ambiente, dada a onipresença dos materiais plásticos no dia a dia de nossa sociedade. Estudos têm encontrado essas micropartículas em estações de tratamento de água que não possuem um mecanismo específico de remoção desse poluente, o que resulta na sua presença no Sistema de Distribuição de Água e, portanto, na distribuição aos consumidores.
O objetivo deste projeto é uma solução para esta demanda, já que foi desenvolvido um mecanismo de filtração de microplásticos, de fácil manuseio e acessível devido ao baixo custo dos materiais, para aplicação nas ETAs. O sistema foi construído e testado para simular as condições desse ambiente. As simulações demonstraram a eficácia do filtro projetado, o filtro atingiu 80% de eficiência e retém partículas ainda menores que 300 µm.

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x