Uncategorized
Tendência

Rede municipal de Itajaí volta com as aulas 100% presenciais

Alunos e profissionais com comorbidades poderão seguir com ensino remoto até a completa vacinação


As 115 unidades de ensino da Rede Municipal de Itajaí vão retomar as aulas 100% presenciais a partir de segunda-feira (30). A medida segue os decretos estadual (1.408 de 11/08/2021) e municipal (12.315 de 20/08/2021), que determinam a volta das atividades presenciais para professores e alunos.

Poderão permanecer com aulas remotas estudantes e profissionais com comorbidades (obesidade grave, asma, doença congênita ou rara ou genética ou autoimune, neoplasias, imunodeprimidos, hemoglobinopatia grave, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas e diabetes mellitus), gestantes e puérperas. Alunos e servidores já imunizados, ainda que estejam enquadrados em algum grupo de risco, poderão retornar às atividades presenciais após 28 dias contados da data da aplicação da dose única ou da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Na maior escola da Rede Municipal de Itajaí, a Aníbal César, dos 1.472 alunos, cerca de 1.450 retornarão às aulas presenciais, por exemplo. Apenas 1,5% deverão continuar com ensino remoto por se enquadrarem em uma das situações descritas acima.

Um levantamento preliminar da Secretaria de Educação aponta que dos 2.101 profissionais da Educação Infantil, 1.994 já tomaram a primeira dose da vacina e 1.017 estão totalmente imunizados com a segunda dose. Dos 928 profissionais do Ensino Fundamental, 870 já tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 e 373 estão com a imunização completa.

“Os dados ainda estão sendo levantados juntamente com todas as unidades de ensino, que devem apresentar, conforme disposto no decreto estadual, os comprovantes de vacinação do seu quadro de profissionais. Vale lembrar que a vacinação contra Covid-19 é obrigatória para todos os trabalhadores da Educação. Aqueles que tiverem impossibilidade deverão justificar à chefia imediata”, explica a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

Reforço nas medidas sanitárias

Para garantir a segurança de alunos e profissionais, o Município continuará reforçando as medidas sanitárias em todas as unidades de ensino. Entre elas: uso de máscaras, aferição de temperatura, oferta de álcool em gel e garantia do distanciamento social de 1 metro a 1,5 metro entre as pessoas em sala de aula.

“As escolas têm se mostrado ambientes seguros para estudantes e profissionais da Educação. Entretanto, não podemos baixar a guarda. Devemos sempre reforçar a importância de manter todos os cuidados, visando ao cumprimento do Plano de Contingência Escolar (PlanCon) de cada uma das unidades”, enfatiza a secretária Elisete.

Na Educação Infantil, todas as 67 unidades conseguirão atender 100% dos alunos seguindo as orientações de prevenção a Covid-19. Apenas uma turma do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Jacob, do bairro São Vicente, precisará continuar com o escalonamento para garantir o cumprimento das medidas sanitárias.

O levantamento das unidades do Ensino Fundamental ainda está sendo finalizado pela diretoria. Nos casos em que houver a necessidade, haverá revezamento de forma que um grupo de alunos fique em aula remota apenas uma vez por mês.

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x