Uncategorized
Tendência

23º Festival de Música de Itajaí tem atrações gratuitas e online

Festival acontece entre os dias 03 e 11 de setembro com 53 atividades incluindo oficinas, painéis, mostra de videoclipes, shows regionais e nacionais


O 23º Festival de Música de Itajaí acontece entre os dias 03 e 11 de setembro com 53 atividades gratuitas e on-line, incluindo oficinas, painéis, mostra de videoclipes e shows regionais e nacionais. A abertura ficará por conta do grupo mineiro 14 Bis com uma apresentação na sexta-feira (03), às 21h. Os shows serão transmitidos no canal do YouTube do Município de Itajaí (youtube.com/municipiodeitajai) e da Fundação Cultural de Itajaí (youtube.com/fundacaoculturaldeitajai).

O 14 Bis tem uma trajetória de quatro décadas, caracterizada pela reinvenção e ampliação de um público fiel e apaixonado. Para comemorar este marco, eles apresentarão clássicos do grupo e sucessos da música nacional e internacional. O show promete um pé na modernidade, misturando rock com o Clube da Esquina, a música clássica com o progressivo, o country norte-americano com o regional brasileiro e muito mais. O grupo reúne Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria), com a participação especial de Christiano Caldas.

Completam as atrações nacionais, com shows transmitidos on-line sempre às 21h: Salomão Soares e Vanessa Moreno na terça-feira (07); André Mehmary e Danilo Brito na quinta-feira (09), e o Duo Gisbranco na sexta-feira (10).

Apresentações regionais

Além das atrações nacionais, a equipe de produção e curadoria da Fundação Cultural selecionou 17 shows regionais para compor o Festival de Música. As apresentações foram gravadas no palco do Teatro Municipal de Itajaí, especialmente para o evento, seguindo os protocolos sanitários e medidas para evitar o contágio da Covid-19. As transmissões ocorrem de 3 a 11 de setembro, também nos canais de YouTube do Município e Fundação Cultural, e contam com gravações dos bastidores e entrevistas com os artistas participantes (confira os horários e grupos abaixo).

O Festival terá também uma mostra regional de 10 videoclipes musicais produzidos por artistas catarinenses, que serão transmitidos nas redes oficiais, sempre às 18h, nos dias 4, 5, 8, 10 e 11 de setembro. Quatro painéis reunindo convidados renomados e experientes completam a programação, nos dias 3, 6, 7 e 9 de setembro, para debater questões latentes no universo musical da atualidade.

Oficinas

As 18 oficinas formativas contemplam desde instrumentos musicais, voz, improvisação e criação até métodos e tecnologias. As inscrições para estas atividades encerraram na segunda-feira (30), com total de 320 pessoas inscritas. A lista das oficinas com breve descrição está disponível aqui.

De acordo com o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, o evento já consagrado e tradicional na cidade migra para o ambiente virtual neste ano sem perder a sua essência e importância. Pelo contrário, ganhará mais força e atravessará fronteiras: “Adequamos a proposta alicerçados na conexão entre música, mercado e tecnologia. Agora, pessoas do mundo todo poderão participar das atividades formativas, do debate dos painéis e prestigiar as atrações musicais. Cabe ainda ressaltar o acervo que teremos com todo este material”, pondera.

O 23º Festival de Música é uma realização da Fundação Cultural e Município de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e a Câmara Setorial de Música de Itajaí, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais. Esta edição conta ainda com o apoio do TUM Festival Sound e da Feira Internacional da Música do Sul – FIMS.

Confira a programação dos painéis e shows:

03/09 (sexta-feira)
18h – PAINEL: Empreendedorismo na Música: Oportunidades e negócios para além das políticas públicas. Debatedores convidados: Aryane Sanchez, Luciana Pegorer, Luciano Balem | Mediação: Teo Ruiz
20h – SHOW REGIONAL: Terra à Vista
21h – SHOW NACIONAL: Grupo Vocal 14 Bis

04/09 (sábado)
18h – MOSTRA DE VIDEOCLIPES: Grillo e os Mosquitos – Ata-me; ANIS – Crua
A partir das 19h – SHOWS REGIONAIS:
ItSit Experimental Group
Susi Brito
Mazin Silva

05/09 (domingo)
18h – Mostra de videoclipes: Ericson Demarchi – feat. Loops On; Daniel Montero – pré-lançamento “Coração Americano”
20h – SHOWS REGIONAIS:
Rafael Calegari
Trio Babitonga

06/09 (segunda-feira)
18h – PAINEL: Festivais e sociedade: Qual a contribuição e o legado desses eventos para a música brasileira? Debatedores convidados: Carlos Badia, Ana Morena, Antônio Gutierrez (Gutie) | Mediação: Ivanna Tolotti.
20h – SHOWS REGIONAIS:
Vitor Soltau
Cassiani Tasca e Rafaelo de Goes “Cor do Canto”

07/09 (terça-feira)
18h – PAINEL: Direito autoral e tecnologia. Palestrante convidada: Guta Braga | Apresentação: Ivanna Tolotti
20h – SHOW REGIONAL: Louise Lucena
21h – SHOW NACIONAL: Salomão Soares & Vanessa Moreno

08/09 (quarta-feira)
18h – MOSTRA DE VIDEOCLIPES: Coletivo Mulher Arte – Semente Boa; Tatiana Cobbet – Trilogia Sonora Criadora – Criatura – Performance Cara de Meia
NOITE DO TUM FESTIVAL SOUND NO 23º FESTIVAL DE MÚSICA DE ITAJAÍ:
19h – Show Nunes (TUM Cult)
Show Jesus Lumma (TUM Cult)
Show MC Versa (TUM Cult) – Classificação indicativa: 14 anos

09/09 (quinta-feira)
18h – PAINEL: Rumos: o futuro da música e os números. Palestrante convidada: Dani Ribas | Apresentação: Teo Ruiz.
20h – SHOW REGIONAI: Ricardo Pauletti
21h – SHOW NACIONAL: com André Mehmary & Danilo Brito

10/09 (sexta-feira)
18h – MOSTRA DE VIDEOCLIPES: Willian Goe – Grandes Ares de Setembro – Grandes Encontros – Arnou de Melo – Collab Willian Goe; Chico Preto – Nas Trincheiras da Paz
20h – SHOW REGIONAL: Edson Santana e Serginho Trombone “Celebrando”
21h – SHOW NACIONAL: Duo Gisbranco

11/09 (sábado)
18h – MOSTRA DE VIDEOCLIPES: François Muleka e Kabé Pinheiro – Desempenho; Marissol Mwaba – Toda Quinta
19h – SHOWS REGIONAIS:
Bárbara Damásio
A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva
Giana Cervi e Vê Domingos

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x