Uncategorized
Tendência

Ciclone extratropical no oceano provoca chuva e ventos fortes

Vento pode chegar a 70km/h no litoral sul

Segunda-feira (20) com sol entre nuvens e calor em Santa Catarina. A formação de um ciclone extratropical no oceano deixa o mar agitado e provoca rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, de direção nordeste no Litoral Sul, o que configura risco moderado para ocorrências associadas. A partir da noite, uma frente fria associada ao ciclone se aproxima do estado e pode provocar pancadas isoladas entre o Planalto e Litoral Sul. As temperaturas máximas passam dos 30°C em praticamente toda SC, podendo chegar até 37°C no Extremo Oeste. Nesta região, a umidade relativa fica abaixo de 30%, o que traz risco moderado para ocorrências, como desidratação e dores de cabeça.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (21/09)

Na terça-feira (21), a passagem de uma frente fria pelo estado provoca pancadas de chuva isoladas, que podem também vir em forma de temporais. A presença de um ciclone no oceano deixa o mar muito agitado e provoca rajadas de vento intensas (entre 60 e 90 km/h de direção sul) entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o que configura risco alto para ocorrências relacionadas a ventos e agitação marítima. Nas demais regiões, os ventos sopram de sul com fraca a moderada intensidade. As temperaturas caem gradativamente ao longo do dia com a passagem da frente fria, com as máximas ficando em torno de 17°C no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (22/09)

A entrada de um sistema de alta pressão atmosférica deixa a quarta-feira (22) com predomínio de sol e grande amplitude térmica na metade oeste do estado. Entretanto, os ventos de leste provocados pela circulação deste sistema (circulação marítima) podem provocar chuvas rápidas entre o litoral e Vale do Itajaí, principalmente a partir da tarde. Os ventos sopram de direção leste no estado, com intensidade fraca a moderada. O mar segue muito agitado no Litoral Sul, com risco alto para ocorrências associadas. As temperaturas no amanhecer são baixas, variando em torno de 10°C em grande parte do estado e ficando abaixo de 5°C na serra catarinense.

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x