Uncategorized
Tendência

Artista catarinense expõe obra inédita feita com materiais naturais

A peça em estilo tropicalista conta com figuras humanas de dois metros de altura produzidas em mantas artesanais, fibras naturais, sementes, conchas do mar e barba de velho

Composição produzida pelo artista Jone Cezar de Araújo conta com figuras humanas produzidas em materiais naturais

Uma obra de arte inédita em Santa Catarina acaba de chegar em Itajaí, trazendo o clima de Natal. Com o nome “Presépio, a arte que nos une aos Céus”, do artista Jone Cezar de Araújo, a peça em estilo tropicalista conta com figuras humanas de dois metros de altura produzidas em mantas artesanais, fibras naturais, sementes, conchas do mar e barba de velho – plantas hospedeiras da Mata Atlântica.

Quando se fala em presépio, o estilo tropicalista é um dos mais exóticos que existe por sua peculiaridade e exclusividade. Conforme explica o artista, este estilo é o único no mundo a ser identificado pela Federação Universal dos Presepistas justamente por causa de sua originalidade.

“Este estilo é um movimento artístico que marcou as artes brasileiras nos anos 1970. Utiliza muitos materiais e informações que simbolizam a natureza e a cultura brasileira”, completa Jone.

O artista

Jone Cezar de Araújo é artista plástico catarinense, radicado em Florianópolis desde 1968. O artista desenvolve de forma sistemática estudos sobre a colonização açoriana no litoral catarinense e gaúcho desde 1981, é cenógrafo e criador de alegorias para Carnaval, com mais de 30 premiações em originalidade e alegoria.

Jone também é membro da Associação Internacional dos Artistas Plásticos – UNESCO/SINAPESP, da Associação Amigos do Presépio da Itália, da Associação Amigos do Presépio de Madri, além de membro fundador da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. Desde 1993, desenvolve a arte presepista nacional realizando pesquisa, criação, confecção e curadoria de diversas exposições e ambientações temáticas, ministrando cursos de arte presepista em várias cidades brasileiras.

O artista também já recebeu condecoração de honra como um dos cinco melhores presepistas do mundo no XX Congresso Mundial de Presepistas em Bérgamo/Itália, reconhecimento concedido pela UN-FOE-PRAE – Federação Universal dos Presepistas.

A obra de arte está exposta no Brava Mall.

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x