Uncategorized
Tendência

Vacinados com Janssen terão segunda dose

Estudos científicos mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina

O Estado recebeu na tarde desta quarta-feira, 8, mais de 65 mil doses da Janssen para dar início à aplicação do reforço (segunda dose) nos adultos com 18 anos ou mais que tomaram a dose única da vacina há, pelo menos, dois meses. Em Santa Catarina, 260.723 pessoas já estão aptas a receber a segunda dose da Janssen.

“SC tem apenas 0,046% da população com Covid-19. Mas há muitas pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose ou a de reforço. Para manter os números baixos, preservar vidas e os avanços na volta à normalidade, é fundamental que todos busquem a imunização”, frisou o governador Carlos Moisés.

De acordo com o secretário estadual de saúde de Santa Catarina, André Motta, a palavra de ordem é agilidade. “Não podemos perder tempo, ao receber as doses da Janssen, imediatamente as vacinas serão encaminhadas aos municípios para que as prefeituras consigam imunizar o quanto antes a população. Nossa meta é aumentar o índice vacinal e para isso precisamos trabalhar com agilidade na entrega das doses e conscientizar a pessoas de que somente a vacina protege.”

Segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), os adultos que receberam uma dose da Janssen devem tomar uma dose de reforço (a segunda dose), do mesmo imunizante, com um intervalo de dois a seis meses da primeira aplicação. A exceção é para as mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes, puérperas ou lactantes. Estas devem tomar a dose de reforço com a vacina Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.

A medida, segundo o MS, foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina.

Se você já tomou a dose única, aguarde as orientações da secretaria de Saúde do seu município para tomar o reforço.

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x