CiênciasNotícias
Tendência

Quantas horas preciso dormir?

Neste episódio, o otorrinolaringologista e médico do sono Dr. George do lago, dá mais detalhes sobre o assunto

Durante o sono, o corpo executa muitas funções importantes relacionadas à memória, atenção, imunidade, controle do apetite, além de inúmeras que ainda estamos conhecendo. Por isso, dormir a quantidade de horas necessárias é fundamental! Então quantas horas preciso dormir? O número de horas de sono é individual! 

Cada pessoa vai necessitar de um perfil diferente de horas de sono e isso vai variar também ao longo da vida: crianças tem necessidades diferentes do adulto e do idoso, por exemplo.

E por que somos orientados a dormir 8h por noite? A resposta é bem simples: a grande maioria da população se encaixa nesse perfil e necessita dessa quantidade de horas para executar bem as funções do corpo e ter disposição para as atividades diurnas. Porém, há quem precise de menos de 6h30 de sono diárias (chamadas de dormidoras curtas) e, no outro extremo, há quem precise de 9h ou mais de sono (chamadas de dormidoras longas).

O grande problema de padronizar o tempo dormindo é ignorar os casos que são diferentes da maioria. Com isso, o dormidor curto tem expectativa de mais horas de sono do que realmente precisa, gerando ansiedade enquanto está na cama. Já os dormidores longos podem sempre dever horas de sono quando se comparam com a população geral. 

Conhecer o próprio padrão de sono é fundamental para respeitar o ritmo do próprio corpo. A pessoa que não dorme suficiente apresenta cansaço, irritabilidade, dificuldade de atenção e memória no dia seguinte, aumentando risco de acidentes de trabalho e trânsito, pior performance nos estudos e na execução de tarefas que exigem concentração. 

Como saber então quantas horas de sono eu preciso? O ideal é sempre conversar com seu médico para uma avaliação mais ampla e orientação precisa para o seu caso. De forma simples, se você nos fins de semana dorme muito mais que durante a semana, iniciando o sono no horário habitual, há uma chance grande de você dormir menos do que precisa durante a semana. Dormir é uma necessidade fisiológica assim como comer ou beber água. Numa sociedade em que somos estimulados a produzir cada vez mais, dormir bem virou luxo. Conheça seu corpo e reavalie seus hábitos e prioridade. Sono de qualidade não pode ser negociado. Pense nisso!

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda. 

Fonte: Brasil 61

Artigos relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x